sábado, 30 de maio de 2009

Não cumpri o prometido, pois neste sábado ainda não chegou nenhum texto neste blog. Mas, aqui estão algumas palavras. Sobrevivi à semana que passou, um horror, aulas chatas e muitas atividades. Quinta, tive uma das piores aulas da minha vida. Cheguei em casa “reinando”, após alguns minutos percebi que aquela “quase” aula serviu para alguma coisa. Refleti um pouco de tudo o que eu não quero fazer como educador. Não pretendo chegar em uma aula sem prepará-la, sem entrar na sala de aula sem um plano B, jamais pretendo exigir algo dos meus alunos que nem eu sei. Ser professor não é fácil, mas as criaturas que estão diante de nós não tem culpa de muitas vezes sermos incompetentes.
Em nenhum momento disse que não falharei como professor, entretanto prometo tentar fazer o melhor, uma vez que educandos esperam algo de mim. Assim, não é justo entrar em uma sala de aula e não saber o que fazer.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Santa Maria


Admito que quando me mudei para Santa Maria pensava ter vindo morar numa metrópole, quase capital. Quanta ignorância e ingenuidade. Santa Maria tem os mesmos problemas da minha ex-cidade, como: lixo na rua, vizinhos que cuidam a minha vida, tem cinema, mas os filme só chegam atrasados, meu partido político não é organizado e minha turma da faculdade é uma lenda. Isso mostra o quanto enganado eu estava, porém Santa Maria é uma cidade maior, com isso há mais oportunidades em todos os sentidos. Não nego que aprendi muito em SM, tive grande parte de minha formação, porém é uma cidade do interior, isso não nego mais.
Essa semana, SM me mostrou o quanto interiorana é. Estava caminhando na praça Saldanha Marinho e vejo uma confusão. Gritos, correrias, histerismos, cheguei a pensar que fosse uma briga generalizada ou um arrastão, não era, era a saída de Reynaldo Gianenchine do Thetro Treze de Maio. Claro, não é sempre que um ator global e galã vem a Santa Maria, mas não precisa tanta confusão, isso serviu para mim perceber que SM é sim uma cidade provinciana.
Também, essa semana está ocorrendo o festival de balonismo. A cidade está parada para ver os balões, pessoas com os pescoços em pé, porém pergunto, qual a parcela da população que terá a oportunidade de andar de balão? Eu não terei, creio que a maioria da população também não terá. Eis o pão e circo. Entretanto, amo SM, cidade que adotei como sendo minha.

sábado, 16 de maio de 2009

Conforme prometido, aqui estão alguns devaneios que possivelmente serão abstraídos. Chegou mais um final de semana, ainda bem, pois essa semana foi conturbada. Me superei, acordei cedo todos os dias, não dormi à tarde e à noite fiquei acordado até altas horas. Resultado disso? Muita canseira.

Chegou o inverno, há quem diz que no inverno as pessoas ficam mais bonitas, mais elegantes e bem vestidas. Até concordo, mas prefiro ver pessoas sujas e feias, pois frio, ninguém merece. Minha mãe adora, eu odeio. É terrível acordar de manhã e sentir o ar gelado, é horrível caminhar à noite e ver sair fumaça da boca. Penso nas pessoas que não possuem agasalhos. Inverno é a estação da tristeza, considero eu. Nublado, frio, árvores secas. Nada animado, até a cerveja fica, quase, ruim. Mas faz parte, moro no RS, tenho que agüentar. Enquanto isso, tomo meu chimarrão, ainda bem que os indígenas criaram essa bebida. Um dia me vou para o sudeste. Isso é só um devaneio, porém não quero abstrair.

Estou indo para mais uma aula no Práxis, penúltima neste intensivo. Já estou com saudades da turma que me sugeriu “onde se dá o Barroco”.

domingo, 10 de maio de 2009

Texto- retro-homenagem: Tente entender


Final de semana terminando, entre um papo e outro no MSN surge a ideia de postar algo no blog. Como quase nunca atualizo este espaço decidi dedicar um dia exclusivo pra postar algo. Será aos sábados. Isso, não implica que outros textos não podem ser postados em outros dias. Prometo me esforçar para todos os sábados haver algumas palavras postas.
Como disse no começo, mais uma semana se foi e outra começa. Sei que a semana começa no domingo, mas insisto que começa na segunda. A semana que passou foi positiva, testes, provas, trabalhos, encontros, Práxis nada de novo. Ah, novo sim, meu amigo Guilherme lançou um livro. Isto merece comemoração, pois não são todos os seres que lançam e tem as suas obras publicadas. Parabéns Guilherme Passamani.
Também, aconteceram coisas ruins, alguns desentendimentos e uma briga hoje com a Andressa, mas fazem parte do cotidiano.
Já que esse texto se transformou em uma retrospectiva, não era a intenção, o objetivo era escrever que escreverei pelo menos uma vez na semana sigo contando o que fiz. Ontem torrei todo meu dinheiro que ganhei de maneira suada trabalhando. Porém, não me arrependo, pois foi em um presente para a minha mãe. Nem todo o dinheiro do mundo paga o que essa mulher fez por mim. Linda, me agüentou oito meses em seu ventre, e já fazem 22 anos que me agüenta e diz que me ama. Lindona, uma das poucas pessoas que me ama de verdade. Então, dona Neusa, termino esse texto e essa semana com um grande e sincero clichê, dizendo-lhe: TE AMO, FELIZ DIA DAS MÃES. Realmente não sou criativo, mas a amo.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Vou fazer algumas considerações sobre a feira do livro de Santa Maria. Bom, olho muito mais do que compro, as opções não são muitas, mas encontro obras que me deixariam noites sem dormir devorando-as, mas como estudante desempregado só me resta olhar.Mentira, comprei um título do Paulo Freire e um manual da reforma ortográfica do desgraçado do Bechara (o trato assim porque ele foi uma das criaturas que esculhambaram com a nossa língua). Queria ter dinheiro para adquirir muitos outros. Vi que tem Caios 3D, meu sonho ter os três volumes, um dia terei. Outro livro que namorei, mas nem “peguei” foi Leite derramado, do Chico Buarque, queria muito, entretanto fica para um dia....
Entre coisas boas, encontro lixos como autoajuda e livros religiosos, o que mais têm, também, os mais vendidos. Vejo as pessoas mais consumindo comida do que livros, me espanto, ao mesmo tempo penso que comem porque um pastel é mais barato que um livro.
Saio da feira triste, já que não comprei o que queria. Ah, volto sexta para o lançamento do livro de um amigo. O autor chama-se Guilherme Passamani, este prometo comprar e ler o mais rápido possível. Logo farei comentários sobre a obra do Passamaini.