segunda-feira, 31 de maio de 2010

JPT pronta para a batalha

No último sábado, ocorreu em Canoas o encontro estadual da Juventude do Partido dos Trabalhadores. Sem dúvida, foi um belo momento, pois o dia foi marcado por debates e propostas que nortearão as campanhas de juventude de Paim ao Senado, Dilma à Presidência e Tarso ao Governo do RS.

Depois de um período de muita disputa interna e divergências, o PT superou seus conflitos entre suas correntes e está unificado para trazer de volta ao nosso estado um governo popular. Nas ações, intervenções e em cada rosto dos jovens presentes no encontro, era visível a empolgação da juventude PTista em dar vitória ao companheiro Tarso Genro. Todos e todas presentes saíram animados e com a certeza de que com trabalho, militância e um bom programa daremos fim ao projeto neoliberal que hoje governa no RS.

No ato final, com a presença do nosso futuro governador – Tarso Genro – houve a participação de lideranças de outros partidos que compõem a coligação pró-Tarso, mostrando que a unidade entre PT, PSB, PCdoB e PPL é fruto do desejo de mudança, que almejamos colorar o RS no mesmo ritmo do Brasil. Falta muito pouco para iniciar a campanha eleitoral, sabemos que há muito o que dialogar, comparar e propor, mas quando a JPT unificada sai as ruas alavancando a maré vermelha, é a certeza da vitória do povo, a vitória da verdadeira e sólida esquerda.  

terça-feira, 25 de maio de 2010

Com a Frente Popular, é pra vencer.

Faltando pouco tempo para o início da campanha eleitoral, o cenário no RS e no resto do país vem ganhando forma. Partidos definem alianças, escolhem quem os representará e fazem ajustes nos planos de governo e na tática eleitoral. Ontem, duas chapas foram acertadas. Uma que reúne a Governadora Yeda que se unirá com os representantes da ARENA- PP. Outra,é um projeto socialista, que visa um governo popular e democrático, cujo representante é Tarso Genro com apoio do PSB e PCdoB. Assim, a chapa majoritária ao governo do estado é composta por Tarso e Beto Grill.
            
A unidade entre PT, PSB e PCdoB não representa nenhuma aliança de cunho meramente eleitoreira. Essa aliança é antiga, e as divergências entre os três partidos são muito menores que a vontade de fazer o Rio Grande do Sul crescer, de avançar junto com o Brasil do Governo Lula. PT, PSB e PCdoB já governaram juntos a prefeitura de Porto Alegre, formaram a Frente Popular que elegeu Olívio Dutra ao governo do estado em 1998. Com muito diálogo, debate que as três siglas fizeram internamente e, depois, entre elas, que surgiu uma união representa um projeto capaz de dar fim a política de sucateamento, opressão e corrupção do governo Yeda. Também, é essa chapa que representa afinidade coma candidata do Governo Lula – Dilma.
           
Então, aos militantes da Frente Popular sair às ruas, convencer a população que o único projeto que não possui vínculo com o governo Yeda é esse, hoje, representado por PT, PSB e PCdoB, pois Fogaça e seu partido – PMDB- ainda estão presos e defendendo o atual governo do estado. É hora de mudarmos, é o momento de fazermos o RS avançar e crescer no mesmo ritmo do Brasil. Agora é PAIM Senador, Tarso Governador e Dilma Presidente. 

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Práxis, mais um reinício

            Ontem, reiniciei mais uma vez as atividades como educador no Práxis, foi ótimo. Muita gente nova, muitos rostos diferentes, o pessoal parece estar interessado e disposto a batalhar muito esse ano. Posso estar cansado, com sérios problemas, mas pisar em uma sala de aula, me revigora sempre, ainda mais no Práxis, onde tudo começou. Local que dei minha primeira aula, projeto que possibilitou que eu aprendesse e exercesse minha criatividade ao elaborar materiais didáticos, foi nesse coletivo de educação popular que conheci pessoas que não são mais apenas companheiros de luta, são grandes amigos.
          
  Sentir em cada expressão dos educandos a vontade de mudar de vida, a garra para que possam ingressar em uma universidade é algo que me encanta muito. Isso tudo me motiva e faz com que eu não desista de acreditar em um outro mundo possível, uma sociedade em que todas as pessoas tenham direitos e acesso à educação, saúde e sejam respeitadas.
            

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Santa Maria, 152 anos




Ontem, minha cidade completou 152 anos. Digo minha cidade porque embora eu não tenha nascido em Santa Maria, foi essa a cidade que escolhi para viver. Mesmo que não seja como eu a idealizava, foi nela que vivi os melhores e mais intensos momentos da minha vida. Foi na cidade da boca do monte que eu melhorei da depressão, foi na cidade universitário que tive meu primeiro emprego, – e o principal – em Santa Maria que conheci grandes e verdadeiros amigos.
 Há problemas em Santa Maria? Muitos, falta planejamento urbano, necessita de uma urgente educação a
ambiental entre outros fatores. Mas foi nessa cidade que tive a oportunidade de ingressar em uma graduação, de obter conhecimentos variados, não só acadêmico

Adoro o barulho do trem que me acorda na madrugada, as caminhadas no parque Itaimbé ao final da tarde, pois elas me revigoram e me enchem de energia. O calçadão lotado de jovens nos fins de tarde, é uma marca que permite pensarmos que a cidade será sempre rejuvenescida. 

Nesse texto, não explorarei os problemas, enaltecerei o que há de positivo na cidade cercada de morros. Viver em Santa Maria é perceber a garra e a coragem de um dos movimentos estudantis mais fortes do país. Ainda, de ter locais em que casais do mesmo sexo podem demonstrar o seu carinho, um pelo outro, livremente. A bela cidade da ex-rede ferroviária, que possui, mesmo que minimamente, grupos engajados em democratizar cultura, a cidade que há um centro de economia solidária referência no mundo, a cidade que permite espaços para que os jovens da periferia grafitem e mostrem suas rimas através no Movimento Hip-Hop.

Santa Maria – da boca do monte -, parabéns pelos seus 152 anos.




          Santa Maria

            Beto Pires
Meu monumento estradas e trilhos
minha saudade este tempo que vai
estes serritos
estes montes me guardam
e ainda guardam se um dia eu voltar pra ti

Santa Maria me guarde estes montes
que em suas fontes ao som de oração
Santa Maria da Boca do Monte
pra ti meu canto, acalanto e canção...

Sol na praça presidente, quente é teu calor
muita banda na varanda e na orelha um cobertor
tanta vida diferente, tanta gente vem e vai
incerteza de quem entra, mas saudade de quem sai...

Tchau na estação quem ainda não deu
não entendeu quem lá vai quem já vem
triste é sentir virar som de saudade quando vai longe o apito do trem

Santa Maria Maria da Graça doce menina maria fumaça
verde tão verde tão cheia de si
que da vontade de cantar pra ti 


domingo, 16 de maio de 2010

Na vinda de São Sepé

Ontem, enquanto voltava de São Sepé, uma situação me chamou a atenção. Uma menina, aproximadamente uns 10 anos, embarcou no ônibus já na rodovia, então o cobrador veio pegar o dinheiro e entregar o bilhete à criança. Como a menina estava no banco ao meu lado, foi impossível não escutar o diálogo entre ela o cobrador.

Estranhou-me o valor cobrado pela passagem, já que o meu bilhete custou R$ 8,00 e o da menina R$9:40 sendo que iríamos para a mesma cidade. Tive que perguntar o movido da diferença de valores. O cobrador me informou que a passagem dela, a menina, era com seguro, a minha sem. Daí tive que me intrometer mais ainda, disse a ele que não o escutei  questionar se ela queria com segurou ou não. Ele me falou: “como ela não disse que gostaria de não ter o seguro, entendi que ela optou pelo seguro”. Nesse momento, quase surtei, pois uma criança não teria a noção de pedir ou não a passagem com seguro, ele se aproveitou da ingenuidade da garota para lucrar um pouco mais. Claro que não fiquei quieto, o chamei de explorador, sem caráter. Nisso, a revolta já havia tomado conta dos demais passageiros, todos exigindo a devolução do troco. Até que revoltado, ele devolveu o valor referente à diferença entre a passagem com e sem seguro.

Assim é o cotidiano, uns exploram os outros. Pessoas se aproveitam da ingenuidade, ignorância de alguns para tirar vantagem. Acredito que honestidade e integridade são valores que essenciais para vivermos da melhor forma, porém não é o que vemos. 

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Chegeui a pensar em desativar esse blog, já que ele realmente está desativado, mas relutei, da mesma maneira que já pensei em deletar minhas contas no Orkut, twitter, MSN (essa se auto-deletou) e desligar para sempre o meu celular. Infelizmente se quero sobreviver dignamente nesse mundo insano, tenho de manter todas essas futilidades.

Preciso continuar a minha faculdade, então, vários trabalhos eu resolvo por email, MSN e afins. Também, preciso me comunicar com os meus chefes, então, novamente a internet é uma ferramenta rápida e econômica. 
Necessito saber o que está acontecendo no mundo, mais uma vez o twitter me salva. Realmente, Casttels, já dizia que para um homem pertencer ao mundo hoje, ele precisa estar conectado em rede. Agora, outro fator, sou um militante e quero eleger os meus candidatos nas próximas eleições, e as redes sociais vieram para mostrar uma nova forma de militar. Os principais candidatos já aderiram às redes sociais.

 Então, ficarei sempre que possível postando devaneios e coisas sem utilidade. Ah, ontem, terminei de ler as principais cartas enviadas por Caio Fernando Abreu a seus amigos e familiares na década de 90, lindo. Poesia e belas palavras em cartas, fica a dica.