sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Quem me conhece sabe, prefiro ler que escrever. Isso não significa que eu não goste de escrever, é só uma preferência. Talvez esse seja um dos motivos da demora para atualizar esse blog. Hoje eu estava vindo para Santo Ângelo, no carro peguei uma obra para ler, não com o intuito de passar a viagem mais rápida, meu objetivo mesmo era viajar. Peguei para ler algumas crônicas, que ainda faltavam eu ler, de Pequena Epifanias de Caio Fernando Abreu. Nestes textos pude perceber, mais uma vez, a magia de Caio F.
Às vezes me pergunto, o que seria de mim sem as obras literárias? A vida já é amarga por si só, a realidade já é dura. Então, o que seria de mim sem poder viajar, conhecer lugares, vidas, amores, encontros e desencontros mesmo que inverossímeis? A literatura me permite coisas que a realidade não me permite, realizo sonhos que a vida real nunca me proporcionaria. Por isso leio. Leio como se fosse uma oração cotidiana, como um ritual. Leitura é leitura. Só assim consigo viver a realidade.

Nenhum comentário: