domingo, 25 de outubro de 2009


Estou acompanhando, isso implica apoiando, mais uma eleição para o DCE da UFSM. Lembro que na primeira eleição que participei haviam duas chapas. Uma da direita, outra da esquerda. Claro que optei pela segunda. Desde lá, outras gestões se passaram, em movimento, em frete, novo rumo e VIRAÇÃO. A última, foi a retomada da esquerda no comando da entidade. Foi uma das disputas mais lindas que presenciei e ajudei a construir. A vitória da chapa Viração ocorreu porque os estudantes viram a necessidade de um novo modelo de gestão, era preciso dialogar, foi assim que surgiu a composição da VIRAÇÃO. Lutamos muito contra a esquerda delirante e a direita furiosa. Dialogamos com todos os segmentos da universidade, ouvimos propostas e da união surgiu a gestão modelo. Na última gestão, foi retomada a mobilização, foi construída a jornada de lutas, apoiamos a parada livre, foi realizado o maior e melhor do festival “nossas expressões”, lutamos contra o aumento da passagem de ônibus, garantimos a construção de um novo RU.



Tudo isso veio em um período em que a gestão anterior tinha estagnado o ME. Hoje, temos duas opções. Voltar ao passado ou caminhar em frete. Seguir as lutas ou voltar os “acordões” com a reitoria e os empresários de SM. É por isso que num momento que estou de saída do ME, me obrigo a retornar ao campus da UFSM e apoiar a chapa 1, a chapa AVANTE. É a melhor opção. É a composição que representa a unidade em torno dos interesses dos estudantes. Sem os velhos “acordões”, sem as traições aos universitários. É a chapa que representa o diálogo com os estudantes, mas que dialoga, também, com a comunidade santa-mariense. A chapa 2 representa a esquerda lunática, sem proposição, apenas na base da crítica. Não que criticar não seja importante, entretanto apresentas soluções coerentes é fundamental. Já a chapa 3, é o pior que pode ter como representatividade dos estudantes. É a máfia estudantil, a traidora, a mesma em que apoiadores são ligados aos escândalos DETRAN/FATEC.
Por isso, me somo a essa luta. Convido o conjunto de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria a irem as urnas e dizerem sim à chapa 1. Para a luta continuar, para representatividade se fazer presente, para continuar o que de bom construímos, e com diálogo, democracia e união avançarmos ainda mais nas conquistas. Para um movimento estudantil que construa uma nova cultura política, vote chapa 1. Dia 28, é AVANTE, a chapa com a cara do estudante.





Nenhum comentário: