quarta-feira, 3 de março de 2010

A cor púrpura

Sábado, assisti “A cor púrpura”, de Steven Spilberg, baseado no romance da escritora Alice Walker. Filme de 1985, cujo conteúdo não tem nada de ficção científica. É um enredo pesado, trama violenta, mas que retrata um problema real enfrentado por milhares de mulheres das mais diversas regiões do mundo e nas mais diversificas culturas: a violência física, doméstica e sexual.
No filme, a personagem Celie, após a morte de sua mãe, por seu pai a cumprir todas as “obrigações” que eram da mãe. Tanto domésticas quanto sexuais. Assim, inicia a saga da menina mulher moradora de uma pequena cidade dos Estados Unidos. Depois, Celie é entregue a um homem que deseja ser seu marido, porém segue sendo mal tratada e estuprada diariamente. Quando sua irmã  Nettie a encontra a ensina a ler e a escrever, assim é o meio de se comunicarem quando o marido-dono de Celie as separam.
Tudo muda quando a cantora Sugh e Sofia surgem na vida de Celie tudo se transforma, ela realmente conhece o seu valor e descobre o sabor do sorriso. 

Segue umas das fotografias mais belas que já vi no cinema.

Nenhum comentário: