sábado, 3 de julho de 2010

Vamos lá, Brasil!



Torci muito pela seleção brasileira na copa, como sempre fiz. Desejava muito essa vitória, pois acredito que a copa do mundo é um dos poucos momentos em que unifica a maioria dos brasileiros. Não interessa ser gremista ou colorado, santista ou palmeirense, flamenguista ou fluminense. PTista ou tucano, todos vestem as mesmas cores, gritam as mesmas palavras, cantam o mesmo hino, e a cada gol da nossa seleção, as divergências acabam, e os abraços sinceros ocorrem.

Muitos dizem que copa do mundo é a reprodução da conhecida política “pão e circo”, discordo, embora acredite que há uma mercantilização do futebol, que a mídia se encarrega de transformar o esporte num produto, penso que é o momento de celebração. É em cada vitória da nossa seleção que as pessoas mais sofridas têm motivos para sorrirem. Em cada gol, os brasileiros esquecem os problemas e comemoram com alegria.

Então, fico triste com a nossa derrota ontem, digo NOSSA, não concordo que a culpa seja toda do Dunga, que seja de um ou dois jogadores, afinal, era um grupo, não um jogo individual. Houve erros? Certamente, se não, estávamos classificados. Acredito que a nossa seleção foi bem até aqui, perdeu lutando, com garra até o último momento e não fez que nem das outras vezes quando foi desclassificada, na qual saía sempre de goleada. Dessa vez, um simples 2X1. Resultado de um jogo equilibrado entre duas seleções fortes. É terrível sair às ruas e não ver sorrisos, de não escutar os gritos nos prédios e ruas, nem o som das insuportáveis vuvuzelas, mas perder – infelizmente- faz parte das disputas. 

Agora, não vamos deixar esse sentimento de patriotismo terminar. Na próxima semana, inicia a campanha eleitoral, e em três meses, estaremos elegendo os nossos representantes para os próximos quatro anos. Em eleição não há técnico, quem joga somos nós, quem erra ou acerta somos nós mesmos. Então, vamos continuar com o espírito de amor ao Brasil, vamos votar e participar de maneira consciente. Vamos lá Brasil, é o momento de continuar o trabalho certo que aprendemos nestes últimos 7 anos. 

Nenhum comentário: