domingo, 22 de fevereiro de 2009

Feliz Ano Velho


Essa semana tive o prazer de ler Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva. É uma obra incrível, pois de maneira poética, o autor consegue transmitir os dramas do acidente que o deixou paraplégico. Claro, é um livro autobiográfico, mas nem por isso deixa de ter um caráter incrivelmente literário.
Uma escrita fácil, com vocabulário acessível, isso se comprova porque até eu consegui ler e entender a história do Marcelo Rubens Paiva, em dois dias. São quase 300 páginas. Tirando a parte literária que é bela, entrando na vida do autor não dá pra deixar a crítica de lado. Embora tenha sido complicado a adaptação do autor a vida de paraplégico, parece que as coisas se tornaram mas fáceis. Isso se dá também pela classe social do acidentado. Pois, é mais fácil (pelo menos parece) para um jovem de classe média se adaptar a paraplegia do que um jovem pobre, com mãe doméstica morador de uma favela. Pois, Marcelo Rubens Paiva teve acesso aos melhores médicos, profissionais, clínicas além dos seus amigos burgueses que usufruíam de carros e festas badaladas. É óbvio que é triste um jovem que levava uma vida agitada ter que se adaptar a uma espécie de prisão. Mas, ainda acredito, que é mais fácil.
Além disso, para mim a obra teve um significado importante, pois, de uma maneira simples, é relatada pelo autor a criação do meu partido político, o Partido dos Trabalhadores. Ainda, é possível vermos como funcionava o movimento estudantil na década de 80.
Como já disse, é uma excelente obra, fácil de ler, com vocabulário simples até demais, além de uma história interessante que prende o leitor. Achei interessante ver como é retratada a tragédia do ponto de vista da classe média brasileira. O ruim que nem todos os jovens que, chapados e bêbados, que se dão ao luxo de pular em um lago têm as mesmas condições que o autor de Feliz Ano Velho. Mas isso faz parte da desigualdade do nosso país. Assim, até a tragédia para os pobres é mais trágica ainda. Só a minha humilde opinião.
Fica a indicação de uma ótima obra da década de 80.

Nenhum comentário: