segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Lula, o filho do Brasil

            Sábado, assisti Lula, o filho do Brasil. O filme é excelente, não digo isso por ser filiado e militante do Partido dos Trabalhadores, mas pêlo fato do filme ser bom mesmo. Primeiro, o filme não faz referência alguma sobre o PT, achei bom, assim a mídia e a oposição não poderão acusar o longa de servir como campanha eleitoral. Segundo, mostra a trajetória de Lula sem o “endeusar”, mostra o presidente como milhares de brasileiros: um trabalhador comum que não ganha nada de Deus, nem de graça. Tudo que adquire é com o suor do seu trabalho.
            Também, mostra o presidente com seus erros e acertos. Mostra um homem que chora, trabalha, ama, perde, fuma, bebe, tímido. Nada de máscaras. Mostra a trajetória de um trabalhador.
            As pessoas podem não gostar do presidente nem do seu mandato, mas é impossível negar a história de vida e superação do presidente mais popular da história do país. Ainda, conheci mais o presidente que tanto lutei para eleger, não sabia que até o início da vida adulta ele nem pensava em militar e quando foi para o sindicato demorou a entender a verdadeira função.
            

É importante comentar que a trilha sonora é de primeira, cada música tem entrada certa conforme cada cena exige. Quanto ao elenco, de primeira qualidade. Gosto muito da Glória Pires, mas nesse filme ela supera as expectativas. Cumpri dignamente o papel de dona Lindu, mãe de Lula.
            Então, recomendo esse filme. Saí do cinema lembrando do Jingle da última campanha de Lula: “é o primeiro presidente que tem a alma do povo e a cara da gente” “são milhões de Lulas espalhados por esse país”. Sem dúvida, Lula representa os milhares de trabalhadores desse país, muitos vindos do nordeste como ele em busca de emprego e melhores condições, e que “teimando” vencem.



Um comentário:

Unknown disse...

Também recomendo o filme, como falei no twitter se você não gosta do político, vá pela obra cinematográfica que é de primeira qualidade. Sem dúvidas este é um dos melhores filmes feitos pelo recente cinema brasileiro.
Glória Pires está maravilhosa, sua atuação não foi apenas boa, como sempre, foi magnífica. As músicas adequadamente dispostas compõem o filme.
E a história? Bom, essa foi devidamente transcrita em prosa, verso, música, lágrimas e sorrisos. Não se pretende criar ou pintar um mito, muito ao contrário, mostra-se alguém que assim como a maioria dos integrantes da classe que sustenta esse país, correu muito atrás de seus objetivos.
Enfim, concordo contigo o filme é excelente. Pra quem não viu fica o conselho: vá assistir e teça sua própria opinião.