sábado, 2 de janeiro de 2010

O Matador

            Semana passada, li O Matador, de Patrícia Melo. É sem dúvida um dos melhores romances que li nos últimos tempos; a autora reúne uma trama ágil e interessante com experimentações incríveis da linguagem.
            Patrícia Melo resgata um pouco do estilo Rubem Fonseca, entretanto traz novas técnicas e experimentações para a narrativa. A autora faz experiências incríveis com a sintaxe, traz novos acontecimentos a todo o momento, isso deixa o texto empolgante. Ainda, Patrícia Melo coloca diálogos no meio de descrições e narrações e abandona a marca dos dois pontos e travessão. É, com certeza, a grande sacada e inovação da autora. Também, encontramos nesse texto a mistura da linguagem canônica com a linguagem popular, marcando umas das principais características do texto pós-moderno.
            Cabe salientar que o enredo também é acertado, pois mostra a história de Maiquél, um jovem que se torna matador profissional. Junto a isso, após muita pesquisa, Patrícia apresenta a hipocrisia social, a corrupção, as falhas do estado e a violência. Com isso, nós leitores mergulhamos na obra de Patrícia Melo com a vontade de não parar de ler, de saber logo o desenrolar dos acontecimentos.


            A obra pode ser encontrada impressa de duas maneiras, normal pela Companhia das Letras que custa mais ou menos R$ 35,00



ou na edição de bolso, pela mesma editora, por preço mais razoável, próximo dos R$15,00.


           
            Para os amantes de cinema, o filme O Homem do Ano, do diretor José Henrique Fonseca, foi baseado no romance O Matador. No elenco estão Murilo Benício, Claudia Abre, Natália Lage entre outros.



Nenhum comentário: