terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Pequena análise das provas de literatura, redação e português do vestibular 2010, da UFSM

Na semana anterior, publiquei um texto que falava sobre os métodos de ingresso ao ensino superior e o quanto o mais aplicado, o vestibular, é excludente. Eis o tema de redação do vestibular 2010 da UFSM. Exigiu que os candidatos se posicionassem sobre qual modelo de seleção seria o mais adequado caso haja o a extinção do vestibular.
            
A banca está de parabéns, pois exigiu um tema extremamente atual e pediu o posicionamento do candidato sobre algo que ele está enfrentando no momento. Como opção, havia a possibilidade do vestibulando escolher que o modelo ideal seria acesso universal ao ensino superior, extinção de qualquer concurso. Escolheria esse, mas tenho quase certeza que esse foi o mais criticado entre os vestibulandos. Pois esses vêm, em grande maioria, de escolas particulares e cursos pré-vestibulares.
          
Sem dúvida, foi um grande acerto da banca, já que exigiu a reflexão do vestibulando sobre o próprio processo que está enfrentando. Ainda, será possível a UFSM mapear, mesmo que timidamente, a opinião de seus egressos sobre qual modelo deve adotar em um momento em que o vestibular é debatido nacionalmente.
            
O PEIES também exigiu um tema atual, pois os alunos-candidatos deveriam dissertar sobre a imagem de um menino perguntando ao presidente norte americano Barack Obama o por que as pessoas lhe odiavam. Mais uma vez a banca acertou, já que pediu do aluno um texto sobre um tema atual. É importante que os novos “bixos” saibam opinar e dissertar sobre acontecimentos mundiais, principalmente quando um país extremamente conservador como os EUA elege um presidente negro.

 Sobre a prova de literatura, essa foi odiada. Muitos alunos a consideraram uma das mais difíceis do vestibular 2010 da UFSM. Realmente foi, mas o grau de dificuldade foi devido ao modelo anterior das provas de literatura da UFSM. Antes, quem lia resumos básicos das obras indicadas como obrigatórias ia bem. Não necessitava ler as obras na íntegra, nem assistir aulas para gabaritar. Desde a prova do extraordinário, a banca exigiu conhecimentos específicos da literatura. Não adianta mais saber apenas as obras indicadas, é necessário ter um conhecimento geral das obras que fazem parte da literatura brasileira, assim como características de cada período literário. Achei bom, assim a minha área será mais valorizada e o estudo, de fato, da literatura brasileira será obrigatório.

A prova de Língua Portuguesa foi fácil, dentro do esperado, exigindo interpretação de texto e análise sintática. Nenhuma questão absurda e fora do esperado. Exigiu o conhecimento mínimo da nossa língua, sem ficar detida em questões como tipo de sujeito.

  Então, mais um vestibular se foi. Vários alunos meus passaram o ponto de corte, estou tão ansioso quanto eles para saber se realmente entraram na federal. Espero que tenham ido bem na redação. Resta esperar ao temido, e com certeza feliz, listão.  

Nenhum comentário: