sexta-feira, 22 de maio de 2009

Santa Maria


Admito que quando me mudei para Santa Maria pensava ter vindo morar numa metrópole, quase capital. Quanta ignorância e ingenuidade. Santa Maria tem os mesmos problemas da minha ex-cidade, como: lixo na rua, vizinhos que cuidam a minha vida, tem cinema, mas os filme só chegam atrasados, meu partido político não é organizado e minha turma da faculdade é uma lenda. Isso mostra o quanto enganado eu estava, porém Santa Maria é uma cidade maior, com isso há mais oportunidades em todos os sentidos. Não nego que aprendi muito em SM, tive grande parte de minha formação, porém é uma cidade do interior, isso não nego mais.
Essa semana, SM me mostrou o quanto interiorana é. Estava caminhando na praça Saldanha Marinho e vejo uma confusão. Gritos, correrias, histerismos, cheguei a pensar que fosse uma briga generalizada ou um arrastão, não era, era a saída de Reynaldo Gianenchine do Thetro Treze de Maio. Claro, não é sempre que um ator global e galã vem a Santa Maria, mas não precisa tanta confusão, isso serviu para mim perceber que SM é sim uma cidade provinciana.
Também, essa semana está ocorrendo o festival de balonismo. A cidade está parada para ver os balões, pessoas com os pescoços em pé, porém pergunto, qual a parcela da população que terá a oportunidade de andar de balão? Eu não terei, creio que a maioria da população também não terá. Eis o pão e circo. Entretanto, amo SM, cidade que adotei como sendo minha.

Nenhum comentário: