sexta-feira, 13 de março de 2009

Novas impressões.

Já escrevi aqui sobre as impressões que tive nos primeiros dias de aula. Pois é, hoje fechou a primeira semana. Ótima. Claro, não vou dizer que foi ruim, até porque não foi. Já tenho textos para ler, obrinhas literárias, e trabalhos nada anormal. Anormal é a nova vila do RU. No semestre passado eram duas, uma para comprar crédito, outra para adentrar no restaurante. Eis agora que surge a terceira, criou-se a fila de saída. Digo, “a UFSM é tão criativa!!!”. A nova fila é resultado do novo depósito de copos usados que foi posto no RU. Facilita na separação do lixo, mas para quem está com pouco tempo dificulta, já que agora são três filas para nós pobres que precisamos do restaurante universitário para não passarmos fome.
Outra novidade são novas professoras, uma não é nova no curso, mas a primeira vez que tive a oportunidade de ser aluno. Pena, a melhor professora de lingüística que tive. Fora, acho eu, umas quatro. Essa, sem dúvida, é a que melhor vai tentar me ensinar um pouco sobre a língua. Outra é a do estágio, nossa.................... No semestre passado tive muitos problemas com a minha orientadora. Não funcionou direito, não nos acertamos. Foram discussões, chingamentos até que finalmente concluí o primeiro estágio. A nova, mais calma, mais compreensiva e, acredito, mais criativa para me ajudar a preparar aulas. A nova professora é menos performática também, a outra parecia fazer contorcionismos no momento em que falava. Horrível.
Outras coisas a UFSM continua a mesma. Professores que não aparecem (fazendo eu gastar no mínimo duas passagens), mal atendimento nas secretárias do curso, bares caros e com comidas terríveis. Tudo isso sobrevivo e mantenho minha paciência. Agora, ver os guascas universitários fantasiados vendendo convites para festas “Cult-gauchescas” já é demais. Isso não controla minha pouca paciência. É ridículo ver criaturas em uma carreata, com mocinhas para fora dos carros (acenam, coitadas, é a oportunidade de se acharem misses) e, pior ainda, a carreata é puxada por uma charrete com agros em cima. Nossa, a coisa mais escrota que já vi na universidade. Prefiro pensar que é um carnaval fora de época já que, estas criaturas usam fantasias (bota, bombacha, chapéu). Isso que ainda não falei da trilha sonora do evento. Só os melhores sucessos da música guasca. Aquelas com refrões tipo “ajoelha e chora, ajoelha e chora...” como esse povinho me irrita. Quanto a essas coisas sou preconceituoso mesmo. Mas tenho certeza, que meu preconceito por eles é bem menos do os que eles sentem por grande parte da sociedade. Gente homofóbica, machista...
Voltando, já circulam nos carros de funcionários e professores adesivos com as chapas para a reitoria. É ano de eleição. O processo que vai eleger o novo reitor será no meio do ano. Mas como a briga promete ser de “cachorro grande” a campanha eleitoral já está tomando conta da comunidade. A coisa promete. Porém, duas candidaturas de direita, reacionárias e conservadoras. Minha opção? Votarei, pela primeira vez, em branco.
É só o começo de mais um semestre deste humilde estudante que almeja ser, pelo menos, professor de uma escola de periferia.

Nenhum comentário: