quarta-feira, 11 de março de 2009

o começo


Segunda-feira começaram as aulas, para quem leu o post anterior sabe. Toda a rotina voltou ao norma. Acordei cedo, tomei café, coisas que eu não fazia há um bom tempo. Passei as férias sem saber se o alimento que eu comia ao acordar era café da tarde ou almoço, pois da manhã não seria, já quer sempre eram em torno das 15hs. É dormia mesmo. Meu esporte predileto, pena que não perco alguns quilinhos em nem ajuda a diminuir mia hipertensão. Dormi a semana inteira até a tarde, não sei mais quando vou pode fazer. Enquanto isso aula, labuta.
Saí de casa, já com saudades de campus, foram as primeiras férias que senti vontade de retornar às aulas, afinal, nunca tinha tido quase três meses de recesso. Voltando, ao texto, no ônibus comecei a observar a paisagem, pra ver se algo tinha mudado. Poça coisa. Um Shopping que está há mais de uma década para ser inaugurado está sendo quase finalizado. Escutei dizer que vai abrir em poucos dias (um novo espaço para a elite guasca santa-mariense se divertir). Um autdoor de sindicatos pedindo o impechetman da governadora. Deveriam ter muito mais, pois as atrocidades do governo Yeda nem se comparam com a quantidade de placas postas na região central. No campus novidades. Parada de ônibus pintada (quanta evolução). Novas máquinas de acesso ao RU(em vez de fazerem logo um novo restaurante, ficam criando novas tecnologias). Ah, um novo detector de livros roubados também foi inaugurado na biblioteca (só coisas ótimas, por favor, prefiro dar risada).

Porém, a maior mudança sem dúvida foi no estilo da universidade, pela primeira vez vi vários negros no RU. Isso, as políticas afirmativas que reservam vagas para afro-descendentes foram implementadas. Com isso, percebemos o quanto é justo e lindo ver a UFSM mudando, novas cores, mais diversidade. Esta mudança positiva, valeu pelas outras que não ocorreram no decorres das férias. É isso, uma UFSM mais democrática e mais igualitária.

Nenhum comentário: