terça-feira, 11 de agosto de 2009

Práxis


Hoje cheguei ao Práxis apenas para entregar o aparelho DVD para a Camila, porém só saí de lá quando as aulas terminaram. Fiquei entretido, conversando com educandos, educadores. Escutei seus anseios, não que eu possa resolve-los, mas os escutei. Debatemos sobre a lei que proíbe o fumo em locais públicos em SP, falamos de drogas e as hipocrisias da sociedade. Nas aulas de redação, geralmente sou eu quem proponho assuntos e debates. Hoje foram os alunos que propuseram e esporam suas opiniões e pensamentos. Achei ótimo, como também gostei muito de ter ido lá e ficado mais tempo. Saí convencido que o 4º andar do prédio de apoio da UFSM é a melhor escola que já requentei e ainda freqüento. Foi o local que dei minha primeira aula, local que me inseri na política do movimento estudantil, foi neste espaço que fiz grandes e verdadeiras amizades, foi esse o local que me formou gente e menos hipócrita.
Voltando, conversei com outro grupo de educandos, nunca tinha debatido qualquer assunto com estes, foi em uma roda de chimarrão na sala do antigo DA da história. Percebi que são seres sonhadores, realistas e que pensam em um futuro melhor para si e suas famílias. Jovens, estudantes, lutadores, pessoas trabalhadoras que constroem este país.
Dei mais uma volta e encontrei ex-conhecidos, ex-educandos, abraços, desejo boas vindas, ou melhor, bom retorno. Fico feliz por não desistirem, continuam lutando e sonhando. Alguns me perguntam se estou dando aula, dói, entretanto digo que não. Explico que o tempo passa e que novas pessoas devem assumir as atividades docentes. É duro, afinal foi no Práxis a minha primeira aula, a aula tímida sobre realismo, tremia, foi o começo de tudo. Digo que faço parte apenas da coordenação do projeto, escuto um ahhhhhh, noto que não fui um mau educador, pode ter sido apenas a impressão.
Abraço estas pessoas e vejo sair da sala um ex-educando, que não é mais educando, agora volta ao 4º andar para ser educador. Fico emocionado, pois alguma coisa conseguimos plantar, mesmo que timidamente. É muito bom ver um ex-aluno tornar-se colega, pois vejo que este acredita e retribui ao projeto. As aulas reiniciam, todos e todas voltam as suas respectivas salas de aula, eu retorno a coordenação e reflito sozinho. Foi bom ter ido levar o DVD na noite de hoje, foi bom ter ido ao Práxis. É maravilhoso fazer parte deste projeto, pois é a maneira que encontrei de não desistir de acreditar em um outro mundo possível. Valeu Práxis.

Um comentário:

catherine disse...

práxis sempre é práxis.um beijo gui, ju.