sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010



Para quem ainda não leu Bala na Agulha, de Marcelo Rubens Paiva fica a dica. Livro ótimo, pois é uma narrativa ágil, cujo narrador é em primeira pessoa. O espaço da obra mescla entre Rio de Janeiro, Estados Unidos e Peru.

Nessa obra, Marcelo Rubens Paiva mistura um romance policial com uma crítica à sociedade brasileira, como, também, ao governo. Através de um jovem, o autor conduz o leitor ao submundo, à prostituição, ao tráfico. É incrível a descrição das ações, assim como o ambiente em que cada personagem está inserida. Também, encontramos dramas amorosos, familiares e existenciais.

Para quem conhece Marcelo Rubens Paiva apenas pelo romance Feliz Ano Velho, fica a orientação para uma leitura desse outro romance, bem mais ágil, muito mais elaborado. Nessa obra, encontramos um autor bem mais ousado e aprimorado, este que já havia mostrado a bela escrita articulada também em As fêmeas. Bala na Agulha, é um romance que prende, aos que procuram obras pela grossura, também indico, pois é um livro curto, daqueles que pode ser devorado em uma madrugada, no meu caso, foram em duas. 

Nenhum comentário: