segunda-feira, 17 de maio de 2010

Santa Maria, 152 anos




Ontem, minha cidade completou 152 anos. Digo minha cidade porque embora eu não tenha nascido em Santa Maria, foi essa a cidade que escolhi para viver. Mesmo que não seja como eu a idealizava, foi nela que vivi os melhores e mais intensos momentos da minha vida. Foi na cidade da boca do monte que eu melhorei da depressão, foi na cidade universitário que tive meu primeiro emprego, – e o principal – em Santa Maria que conheci grandes e verdadeiros amigos.
 Há problemas em Santa Maria? Muitos, falta planejamento urbano, necessita de uma urgente educação a
ambiental entre outros fatores. Mas foi nessa cidade que tive a oportunidade de ingressar em uma graduação, de obter conhecimentos variados, não só acadêmico

Adoro o barulho do trem que me acorda na madrugada, as caminhadas no parque Itaimbé ao final da tarde, pois elas me revigoram e me enchem de energia. O calçadão lotado de jovens nos fins de tarde, é uma marca que permite pensarmos que a cidade será sempre rejuvenescida. 

Nesse texto, não explorarei os problemas, enaltecerei o que há de positivo na cidade cercada de morros. Viver em Santa Maria é perceber a garra e a coragem de um dos movimentos estudantis mais fortes do país. Ainda, de ter locais em que casais do mesmo sexo podem demonstrar o seu carinho, um pelo outro, livremente. A bela cidade da ex-rede ferroviária, que possui, mesmo que minimamente, grupos engajados em democratizar cultura, a cidade que há um centro de economia solidária referência no mundo, a cidade que permite espaços para que os jovens da periferia grafitem e mostrem suas rimas através no Movimento Hip-Hop.

Santa Maria – da boca do monte -, parabéns pelos seus 152 anos.




          Santa Maria

            Beto Pires
Meu monumento estradas e trilhos
minha saudade este tempo que vai
estes serritos
estes montes me guardam
e ainda guardam se um dia eu voltar pra ti

Santa Maria me guarde estes montes
que em suas fontes ao som de oração
Santa Maria da Boca do Monte
pra ti meu canto, acalanto e canção...

Sol na praça presidente, quente é teu calor
muita banda na varanda e na orelha um cobertor
tanta vida diferente, tanta gente vem e vai
incerteza de quem entra, mas saudade de quem sai...

Tchau na estação quem ainda não deu
não entendeu quem lá vai quem já vem
triste é sentir virar som de saudade quando vai longe o apito do trem

Santa Maria Maria da Graça doce menina maria fumaça
verde tão verde tão cheia de si
que da vontade de cantar pra ti 


Nenhum comentário: