domingo, 27 de dezembro de 2009

Faixa de Segurança

Já era para ter escrito um texto sobre esse assunto, porém a falta de tempo e outros assuntos que surgiram e respectivamente postados no blog me impediram de registrá-lo aqui. O assunto é o respeito com os pedestre em Santa Maria. Do dia 10 ao dia 15 de dezembro estive com o meu pai internado no hospital de “Caridade”. Em frente, há uma faixa de segurança que deveria servir para os carros pararem e os pedestres e cadeirantes terem acesso livre. Isso, porém, não ocorre. Como em praticamente todas as outras faixas de pedestres que existem em Santa Maria.
         
Um dia, após muito esperar o trânsito acalmar para eu atravessar a rua, um senhor parou seu automóvel; oba. Tudo virou alegria até que na outra pista os carros não paravam. O senhor ali, com seu carro parado, quase estacionado, os que estavam atrás buzinavam. Na outra pista nada. Até que caminhei em direção ao meio fio do outro lado e fiz sinal com as mãos para os carros pararem, funcionou, assim consegui depois de um bom tempo atravessar uma rua.

Funcionou estender a mão, os carros pararam, isso já é campanha em Porto Alegre,ainda não adotada oficialmente em SM. Meu medo é que, mesmo com meus braços estendidos, os carros e ônibus não parem. Então, não é nada bom correr o risco de ficar maneta para tentar atravessar uma rua.
          
Sugiro que a prefeitura adote braços de borracha que, com um sensor, baixe sobre a rua quando tiver pedestre tentando atravessar. Assim, não há perigo de ninguém ficar sem braço ou mão ao tentar atravessar qualquer local movimentado. Basta a pessoa se dirigir ao meio fio e o sensor manda o comando para a mão de borracha, esta baixa e faz com que os motoristas parem. Para radicalizar ainda mais, que haja uma micro-câmera no braço, assim os motoristas que não obedecerem o comando podem ser multados, da mesma maneira que os condutores que passam por “pardais” acima da velocidade mínima exigida. Isso tudo foi devaneio, mas que poderia se tornar realidade.

Um comentário:

Frz disse...

Imagina se uma pessoa está saindo do mercado, com as duas mãos carregadas de sacolas, ou ainda, imagine uma pessoa com dificuldade de locomoção, que tenha que se valer deu andador como apoio.

Essa campanha sobre o "novo sinal" é ridícula, e mais ridícula que ela é o completo desrespeito arrogante dos motoristas.