segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Retrospectiva

 Mais um ano está terminando, lá se vai mais um período de 365 dias. O ano de 2009 está prestes a sucumbir. É normal esses tipos de comentários em jornais, revistas, telejornais e, até, em blogs. É o período do ano em que as emissoras de televisão realizam as famosas retrospectivas, os principais sites postam as imagens e comentários marcantes do ano que está prestes a terminar. Então, também utilizo este espaço para uma retrospectiva-reflexão dos marcos de 2009 em minha vida juntamente com alguns objetivos para o ano que inicia.
            
Posso afirmar que 2009 foi o ano mais ambíguo em minha vida. Foi, sem dúvida, o ano mais contraditório. Foi tomado por altos e baixos. Aqueles significam muito para o futuro, estes espero não encontrar mais, entretanto as marcas ficam na memória.

  No ano que termina, tive emprego (que adorava) e fiquei desempregado. Tive alunos ótimos e, simplesmente, em uma tarde já não os tinha mais. Tive novo emprego e novos alunos. De contratado, virei freelancer. Normal, nada que não seja superado (espero). O ano serviu para fazer novas amizades e terminar também (acho que não era amizade), conhecer e se encantar com novas pessoas. Ter problemas e ver de perto que há situações bem piores nas vidas de outras pessoas. Esse ano que chega ao fim foi marcado pela pacificação em minha família.

Foi o ano em que perdi peso e ganhei mais ainda. Foi o ano em que iniciei atividades físicas e praticamente desisti. Tentei comer alimentos saudáveis, mas retornei aos que engordam e dão prazer. Ah, já iria esquecer, nesse ano virei estatística do ministério da saúde, isso mesmo, entrei pra lista de pessoas que tomaram tamiflu. Também, foi um ano de grandes aprendizados e vitórias, com diálogo e paciência(nem tanto) o ano termina positivamente na política na qual construo e milito. Entre tantos altos e baixos, valeu a pena. Mais um ano junto com minhas leituras, mais um período com meus verdadeiros amigos, mais um ano com minha namorada, mais um ano com meus pais.

Que em 2010 se repitam os aspectos positivos, se for como aprendizado (que os ruins também venham, em menor escala, é claro). Que seja de amor, paz, vitórias políticas e muitos aprendizados. Que venha um ano novo cheio de amor, que o processo de construção de um mundo melhor e igualitário avance ainda mais. Já era 2009, 2010 o ano de grandes vitórias.

Nenhum comentário: